REGULAMENTO
O TORNEIO SERÁ REALIZADO NAS CATEGORIAS MASCULINA E FEMININA.
1 FORMA DE DISPUTA
1.1 - As equipes serão divididas aleatóriamente em duas chaves, onde jogarãoe entre sí em uma fase classificatória. Os dois melhores de cada chave disputarão outra fase, eliminatória, devendo o 1º colocado de uma chave enfrentar o segundo da outra e vice-versa.
2 - EQUIPES
2.1 Cada equipe é composta por quatro (4) jogadores (três [3] jogadores na quadra e um [1] substituto).
2.2 As equipes deverão substituir obrigatoriamente um jogador à cada 5 minutos de partida, caso ainda não o tiverem feito antes.
3 JOGOS – TEMPO E PONTUAÇÃO
3.1 A primeira posse de bola deve ser determinada por cara ou coroa. A equipe que ganhar o lançamento da moeda decide se fica com a posse de bola no início da partida ou na prorrogação, caso seja necessário.
3.2 Os jogos serão disputados em partidas de 10 minutos ou até que uma equipe consiga 21 pontos. O que acontecer primeiro.
3.3 O relógio será parado apenas em situação de lance livre.
3.4 Se ao final do jogo as partidas estiverem empatadas, uma prorrogação será realizada. A equipe que primeiro fizer ponto na prorrogação, será a vencedora.
3.5 Uma equipe perderá o jogo por desistência se no horário programado para o início da partida a equipe não estiver presente na quadra de jogo com no mínimo dois (2) jogadores prontos para jogar. O resultado será marcado como W.O.
3.6 Não haverá tempo de espera.
3.7 Uma equipe perderá a partida caso se retire de quadra antes do final do jogo, ou caso tenha todos os seus jogadores machucados e/ou desclassificados. Nesta situação, a equipe a ser declarada vencedora pode escolher manter seus pontos ou vencer por W.O., e a equipe a ser declarada perdedora não pontua (tem seu placar “zerado”) nos dois casos.
3.8 Uma equipe que perca seu jogo em função de desistência ou uso de má fé perante as regras, e ao espírito esportivo será desclassificada da competição.
4 - PONTUAÇÃO
4.1 Deverá ser atribuído um (1) ponto a cada arremesso convertido dentro do arco (linha de 2 pontos).
4.2 Serão atribuídos dois (2) pontos a cada arremesso convertido de trás do arco (linha de dois pontos).
4.3 Será atribuído um ponto (1) a cada lance livre com sucesso.
5 FALTAS E LANCE LIVRE
5.1 A equipe está em situação de penalidade por faltas coletivas quando tiver cometido seis (6) faltas no período. Os jogadores não serão excluídos pelo número de faltas pessoais.
5.2 Será atribuído um (1) lance livre às faltas cometidas durante o ato de arremesso dentro do arco (linha de dois pontos). Serão atribuídos dois (2) lances livres às faltas cometidas durante o ato de arremesso de trás do arco (linha de dois pontos).
5.3 Será atribuído um (1) lance livre adicional às faltas cometidas durante o ato de arremesso em que este for convertido
5.4 Faltas coletivas (7ª, 8ª e 9ª) devem ser sempre atribuídas com dois (2) lances livres. A 10ª e qualquer falta coletiva subseqüente será sempre atribuída com dois lances livres e posse de bola. Esta cláusula é aplicada também para faltas durante o ato de arremesso.
5.5 Toda falta técnica será sempre atribuída com (1) um lance livre e posse de bola, independentemente do número de faltas de equipe; enquanto faltas antidesportivas serão atribuídas com (2) dois lances livres e posse de bola, independentemente do número de faltas de equipe; a partida será reiniciada com “Check Ball” no topo da quadra após uma falta técnica ou antidesportiva.
6 – COMO A BOLA É JOGADA
6.1 Após cada arremesso bem sucedido ou último lance livre (exceto os sucedidos por posse de bola): - Um jogador da equipe que não pontuou reiniciará o jogo driblando ou passando a bola de dentro da quadra diretamente abaixo da cesta (não atrás da linha de fundo) para um companheiro atrás do arco. - A equipe de defesa não poderá tentar roubar a bola na área do semi círculo abaixo da cesta.
6.2 Após cada arremesso mal sucedido ou último lance livre (exceto os sucedidos por posse de bola): - Se a equipe de ataque ganha o rebote, pode continuar a tentativa de pontuar, sem voltar à bola a um local atrás do arco. - Se a equipe de defesa ganha o rebote, deve voltar a bola, passando ou driblando, para um local atrás do arco.
6.3 Se a equipe defensiva rouba ou dá um toco na bola, deve voltar a bola, passando ou driblando, para um local atrás do arco.
7 - PROTELAÇÃO
7.1 Protelar ou deixar de jogar ativamente pela tentativa de pontuar deve ser considerado como violação.
7.2 Protelar ou deixar de jogar ativamente pela tentativa de pontuar deve ser considerado como violação.
7.3 Uma equipe deve tentar um arremesso dentro de 12 segundos. A contagem do relógio deve começar assim que a bola chega às mãos dos jogadores de ataque (após a troca com o jogador de defesa ou depois de um arremesso bem sucedido, abaixo da cesta).
8 – SUBSTITUIÇÃO
A substituição será permitida a qualquer equipe quando a bola estiver morta, antes do “Check Ball” ou lance livre.
O substituto só poderá entrar após seu companheiro sair de quadra, estabelecendo contato físico, caracterizando a substituição.
Substituições só podem acontecer atrás da linha lateral a cesta e não há necessidade de intervenção dos árbitros ou oficiais de mesa.
9 – PEDIDO DE TEMPO
9.1 Um pedido de tempo de 30 segundos é concedido a cada equipe. Um jogador pode pedir o tempo em uma situação de bola morta.
10 - CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES
Tanto na classificação dentro dos grupos quanto na classificação geral das competições, as seguintes regras se aplicam; Se as equipes estiverem empatadas após o primeiro critério, referir-se ao critério seguinte e assim por diante.
10.1 Presença da equipe na abertura com no mínimo 3 jogadores.
10.2 Número de vitórias (ou percentual de vitórias no caso de número diferente de jogos em comparação a outros grupos);
10.3 Confronto Direto (somente levando em consideração vitória/derrota. Só se aplica dentro de um grupo);
10.4 Maior média de pontuação (Sem considerar placares de vitórias por desistência/desqualificação)
11 - DESQUALIFICAÇÃO
Um jogador que tenha cometido duas faltas antidesportivas (não aplicável a faltas técnicas) estará sem condições de jogo e deverá ser retirado da partida pelos árbitros e do evento pelos organizadores. Independente da marcação de falta antidesportiva, a organização excluirá da competição os jogadores que cometerem atos de violência, agressão verbal ou física e atuarem a fim de causar interferência de má fé no resultado dos jogos.
1 FORMA DE DISPUTA
1.1 - As equipes serão divididas aleatóriamente em duas chaves, onde jogarãoe entre sí em uma fase classificatória. Os dois melhores de cada chave disputarão outra fase, eliminatória, devendo o 1º colocado de uma chave enfrentar o segundo da outra e vice-versa.
2 - EQUIPES
2.1 Cada equipe é composta por quatro (4) jogadores (três [3] jogadores na quadra e um [1] substituto).
2.2 As equipes deverão substituir obrigatoriamente um jogador à cada 5 minutos de partida, caso ainda não o tiverem feito antes.
3 JOGOS – TEMPO E PONTUAÇÃO
3.1 A primeira posse de bola deve ser determinada por cara ou coroa. A equipe que ganhar o lançamento da moeda decide se fica com a posse de bola no início da partida ou na prorrogação, caso seja necessário.
3.2 Os jogos serão disputados em partidas de 10 minutos ou até que uma equipe consiga 21 pontos. O que acontecer primeiro.
3.3 O relógio será parado apenas em situação de lance livre.
3.4 Se ao final do jogo as partidas estiverem empatadas, uma prorrogação será realizada. A equipe que primeiro fizer ponto na prorrogação, será a vencedora.
3.5 Uma equipe perderá o jogo por desistência se no horário programado para o início da partida a equipe não estiver presente na quadra de jogo com no mínimo dois (2) jogadores prontos para jogar. O resultado será marcado como W.O.
3.6 Não haverá tempo de espera.
3.7 Uma equipe perderá a partida caso se retire de quadra antes do final do jogo, ou caso tenha todos os seus jogadores machucados e/ou desclassificados. Nesta situação, a equipe a ser declarada vencedora pode escolher manter seus pontos ou vencer por W.O., e a equipe a ser declarada perdedora não pontua (tem seu placar “zerado”) nos dois casos.
3.8 Uma equipe que perca seu jogo em função de desistência ou uso de má fé perante as regras, e ao espírito esportivo será desclassificada da competição.
4 - PONTUAÇÃO
4.1 Deverá ser atribuído um (1) ponto a cada arremesso convertido dentro do arco (linha de 2 pontos).
4.2 Serão atribuídos dois (2) pontos a cada arremesso convertido de trás do arco (linha de dois pontos).
4.3 Será atribuído um ponto (1) a cada lance livre com sucesso.
5 FALTAS E LANCE LIVRE
5.1 A equipe está em situação de penalidade por faltas coletivas quando tiver cometido seis (6) faltas no período. Os jogadores não serão excluídos pelo número de faltas pessoais.
5.2 Será atribuído um (1) lance livre às faltas cometidas durante o ato de arremesso dentro do arco (linha de dois pontos). Serão atribuídos dois (2) lances livres às faltas cometidas durante o ato de arremesso de trás do arco (linha de dois pontos).
5.3 Será atribuído um (1) lance livre adicional às faltas cometidas durante o ato de arremesso em que este for convertido
5.4 Faltas coletivas (7ª, 8ª e 9ª) devem ser sempre atribuídas com dois (2) lances livres. A 10ª e qualquer falta coletiva subseqüente será sempre atribuída com dois lances livres e posse de bola. Esta cláusula é aplicada também para faltas durante o ato de arremesso.
5.5 Toda falta técnica será sempre atribuída com (1) um lance livre e posse de bola, independentemente do número de faltas de equipe; enquanto faltas antidesportivas serão atribuídas com (2) dois lances livres e posse de bola, independentemente do número de faltas de equipe; a partida será reiniciada com “Check Ball” no topo da quadra após uma falta técnica ou antidesportiva.
6 – COMO A BOLA É JOGADA
6.1 Após cada arremesso bem sucedido ou último lance livre (exceto os sucedidos por posse de bola): - Um jogador da equipe que não pontuou reiniciará o jogo driblando ou passando a bola de dentro da quadra diretamente abaixo da cesta (não atrás da linha de fundo) para um companheiro atrás do arco. - A equipe de defesa não poderá tentar roubar a bola na área do semi círculo abaixo da cesta.
6.2 Após cada arremesso mal sucedido ou último lance livre (exceto os sucedidos por posse de bola): - Se a equipe de ataque ganha o rebote, pode continuar a tentativa de pontuar, sem voltar à bola a um local atrás do arco. - Se a equipe de defesa ganha o rebote, deve voltar a bola, passando ou driblando, para um local atrás do arco.
6.3 Se a equipe defensiva rouba ou dá um toco na bola, deve voltar a bola, passando ou driblando, para um local atrás do arco.
7 - PROTELAÇÃO
7.1 Protelar ou deixar de jogar ativamente pela tentativa de pontuar deve ser considerado como violação.
7.2 Protelar ou deixar de jogar ativamente pela tentativa de pontuar deve ser considerado como violação.
7.3 Uma equipe deve tentar um arremesso dentro de 12 segundos. A contagem do relógio deve começar assim que a bola chega às mãos dos jogadores de ataque (após a troca com o jogador de defesa ou depois de um arremesso bem sucedido, abaixo da cesta).
8 – SUBSTITUIÇÃO
A substituição será permitida a qualquer equipe quando a bola estiver morta, antes do “Check Ball” ou lance livre.
O substituto só poderá entrar após seu companheiro sair de quadra, estabelecendo contato físico, caracterizando a substituição.
Substituições só podem acontecer atrás da linha lateral a cesta e não há necessidade de intervenção dos árbitros ou oficiais de mesa.
9 – PEDIDO DE TEMPO
9.1 Um pedido de tempo de 30 segundos é concedido a cada equipe. Um jogador pode pedir o tempo em uma situação de bola morta.
10 - CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES
Tanto na classificação dentro dos grupos quanto na classificação geral das competições, as seguintes regras se aplicam; Se as equipes estiverem empatadas após o primeiro critério, referir-se ao critério seguinte e assim por diante.
10.1 Presença da equipe na abertura com no mínimo 3 jogadores.
10.2 Número de vitórias (ou percentual de vitórias no caso de número diferente de jogos em comparação a outros grupos);
10.3 Confronto Direto (somente levando em consideração vitória/derrota. Só se aplica dentro de um grupo);
10.4 Maior média de pontuação (Sem considerar placares de vitórias por desistência/desqualificação)
11 - DESQUALIFICAÇÃO
Um jogador que tenha cometido duas faltas antidesportivas (não aplicável a faltas técnicas) estará sem condições de jogo e deverá ser retirado da partida pelos árbitros e do evento pelos organizadores. Independente da marcação de falta antidesportiva, a organização excluirá da competição os jogadores que cometerem atos de violência, agressão verbal ou física e atuarem a fim de causar interferência de má fé no resultado dos jogos.